PROFESSOR JOÃO FERREIRA DISTINGUIDO EM BRASÍLIA COM MOÇÃO DE LOUVOR DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
João Ferreira, professor emérito da Universidade de Brasília, para onde, em 1968, foi leccionar por convite de Agostinho da Silva, e onde foi colega de António Telmo, acaba de ser distinguido com uma Moção de Louvor, atribuída ainda a alguns outros autores do Distrito Federal, por iniciativa do deputado Gabriel Magno (na foto à direita, em baixo).
A distinção foi entregue a este ilustre membro, e também decano, do Projecto António Telmo. Vida e Obra, no passado dia 19 de Setembro, em Sessão Solene realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, por ocasião dos 45 anos do Sindicato dos Escritores do DF, e veio reconhecer a importância do trabalho de João Ferreira na literatura brasileira e brasiliense.
João Ferreira, a quem devemos essa obra fundamental que é Existência e Fundamentação Geral do Problema da Filosofia Portuguesa, livro editado em 1965, é hoje Luís de Camões e o Segredo d'Os Lusíadas seguido de Páginas Autobiográficas, de António Telmo (2015), Filosofia e Kabbalah seguida de Álvaro Ribeiro e a Gnose Judaica e outros estudos, de António Telmo (2015), António Quadros e António Telmo – Epistolário e Estudos Complementares (2015) ou Agostinho da Silva. A Última Entrevista de Imprensa (2016). o decano do movimento da Filosofia Portuguesa , é ainda autor, entre outras, de obras como Uaná ou O Pré-Modernismo na Literatura Portuguesa e colaborou, como co-coordenador, posfaciador ou ensaísta, em projectos de edição em que o nosso Projecto tem estado envolvido, casos de Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo (2014),
Parabéns, João!