PROFESSOR JOÃO FERREIRA DISTINGUIDO EM BRASÍLIA COM MOÇÃO DE LOUVOR DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

27-09-2024 10:56

João Ferreira, professor emérito da Universidade de Brasília, para onde, em 1968, foi leccionar por convite de Agostinho da Silva, e onde foi colega de António Telmo, acaba de ser distinguido com uma Moção de Louvor, atribuída ainda a alguns outros autores do Distrito Federal, por iniciativa do deputado Gabriel Magno (na foto à direita, em baixo).

A distinção foi entregue a este ilustre membro, e também decano, do Projecto António Telmo. Vida e Obra, no passado dia 19 de Setembro, em Sessão Solene realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, por ocasião dos 45 anos do Sindicato dos Escritores do DF, e veio reconhecer a importância do trabalho de João Ferreira na literatura brasileira e brasiliense. 

 

João Ferreira, a quem devemos essa obra fundamental que é Existência e Fundamentação Geral do Problema da Filosofia Portuguesa, livro editado em 1965, é hoje  o decano do movimento da Filosofia Portuguesa , é ainda autor, entre outras, de obras como Uaná ou O Pré-Modernismo na Literatura Portuguesa e colaborou, como co-coordenador, posfaciador ou ensaísta, em projectos de edição em que o nosso Projecto tem estado envolvido, casos de Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo (2014), Luís de Camões e o Segredo d'Os Lusíadas seguido de Páginas Autobiográficas, de António Telmo (2015), Filosofia e Kabbalah seguida de Álvaro Ribeiro e a Gnose Judaica e outros estudos, de António Telmo (2015), António Quadros e António Telmo – Epistolário e Estudos Complementares (2015) ou Agostinho da Silva. A Última Entrevista de Imprensa (2016).

Parabéns, João!