NO PASSADO DIA 11, NA CASA DO COMUM, NO BAIRRO ALTO: LANÇAMENTO DO NÚMERO TRIPLO DE 2025 DE “A IDEIA”

17-01-2026 12:04

No passado dia 11 de Janeiro, na Casa do Comum, no Bairro Alto, em Lisboa, foi lançado o número triplo (107/109) de 2025 da revista A IDEIA, a cuja apresentação se seguiu, na segunda parte da sessão, a projecção do documentário cinematográfico de Mara Rosa, LUZ NEGRA – CINQUENTENÁRIO DA REVISTA A IDEIA. Na assistência, contavam-se entre 60 a 70 pessoas. 

O evento centrou-se numa homenagem a José Pinho e António Ferreira e nas ideias destes ligadas à Internacional Situacionista, circunstância que determinou a escolha do espaço anfitrião, profundamente ligado à memória de Pinho. 

Para além da apresentação da revista, a que o seu director, António Cândido Franco, procedeu, houve também lugar, até ao intervalo, a comoventes testemunhos sobre os homenageados prestados por de Dulce Pascoal e Jaime Pinho e a leitura de excertos de colaborações da revista apresentada, por Risoleta C. Pinto Pedro e Mara Rosa.

Neste número de A IDEIA, cujo tema de fundo se centra no actual ressurgimento da Extrema-Direita,  Pedro Martins assina, a propósito, “A mentirada”, um ensaio sobre as atitudes políticas de António Telmo no contexto multifacetado da Escola Portuense, agora igualmente publicado nesta página.  

As fotografias são da autoria de Antónia Gato Pinto.