JÁ SAIU «A IDEIA - REVISTA DE CULTURA LIBERTÁRIA» DE 2022

09-01-2023 11:39

Com a proverbial direcção de António Cândido Franco, está já publicado o número de 2022 da revista de cultura libertária A IDEIA (II.ª série – ano XLVIII – vol. XXV – números 96/97/98 – Outono de 2022).  É um número triplo, com 320 páginas, capa e contracapa de Yves Elléouët (genro de André Breton), grafismo de Luiz Pires dos Reys, e um suplemento com um poema de Amadeu Baptista.

Do sumário deste número consta uma reflexão sobre a crítica situacionista de Guy Debord, evocações de António Sérgio, Jaime Brasil, Paul Goodman e Pier Paolo Pasolini, e muitas outras matérias. 

Destaque-se ainda, pela sua estreita conexão com o universo télmico, o ensaio "Camões, um marrano entre labirintos", de Pedro Martins, e o poema "Camões Marrano", de Risoleta C. Pinto Pedro, dando corpo a um breve dossier ilustrado por Mara Rosa, que quase abre a revista, logo após o texto inaugural do seu Director. 

números 96/97/98 – Outono de 2022

Tudo aponta para uma apresentação pública do volume ou no final de Fevereiro ou no início de Março em lugar ainda a determinar, mas que poderá ser o Museu do Aljube. A seu tempo, aqui daremos a respectiva notícia.