JÁ NO PRELO, COM PREFÁCIO DE MIGUEL REAL E POSFÁCIO DE ANTÓNIO CARLOS CARVALHO: «CONTOS SECRETOS SEGUIDOS DE A GOGA», V VOLUME DAS OBRAS COMPLETAS DE ANTÓNIO TELMO

21-05-2016 17:19

 

A Venda dos Painéis reflecte o ambiente de profundo mercantilismo em que Portugal se ia afundando desde a década de 50. Como transfigurar esteticamente este sentido de plebeização de Portugal, de abastardamento dos valores clássicos, cristãos e heróicos, em troca do único deus adorado em forma de dinheiro, que a todos perverte e iguala? A ideia de António Telmo foi genial – se se vender os Painéis a uma Princesa alemã pela altíssima soma de 33 biliões de contos, os problemas financeiros de Portugal estariam resolvidos. Salazar, político ardiloso, financeiro astuto, está na disposição de aceitar. Engendra um esquema – assim têm vivido os portugueses, de esquemas: sim, venda-se os Painéis de Nuno Gonçalves, o mais alto símbolo estético do país, mas, para que o povo não se revolte, substitua-se o original por uma cópia perfeita, exposta no Museu das Janelas Verdes. Porém, o pintor Fausto Galeão decide, com outros, enviar a cópia à Princesa e conservar o original. No final, a Princesa alemã, a governar Portugal, vinga-se, lançando a população na miséria. Fausto (não por acaso, símbolo do Iluminado) Galeão (não por acaso, símbolo do navio de guerra que impôs o poder de Portugal no mundo) apela ao povo para que se revolte, compondo, no palco, a representação eterna de Portugal através de uma figuração de todas as personagens dos Painéis. 

Miguel Real, in Prefácio

Com prefácio de Miguel Real e posfácio de António Carlos Carvalho (que hoje publicamos nesta página e que é especialmente dedicado à figura de Isaac Abaravanel, uma das personagens da peça de teatro inconclusa A Venda dos Painéis), o V Volume das Obras Completas de António Telmo, Contos Secretos seguidos de A Goga, acaba de ser entregue ao editor Alexandre Gabriel, da Zéfiro. Neste novo volume será publicado todo o teatro inédito de António Telmo (as peças A Goga e A Venda dos Painéis), bem como alguns contos que não integraram o livro Contos Secretos e alguns textos do filósofo relacionados com este segmento da sua produção literária. Em ambos os casos, o leitor poderá contar com escritos nunca anteriormente dados à estampa. Um marginália com escritos de Afonso Botelho, Ângelo Monteiro, Rui Arimateia, António Cândido Franco, Pedro Sinde e Avelino de Sousa completa o volume. 

O lançamento deste novo título da opera omnia télmica terá lugar na Biblioteca Municipal de Sesimbra, a 25 de Junho, a partir das 15:00, na quarta Tarde Télmica de 2016. A apresentação estará a cargo de Risoleta Pinto Pedro e Maria Azenha. Paulo Condessa e Luísa Sousa Martins farão leituras.