VOZ PASSIVA. 126

16-03-2023 09:19

Testemunho

Mafalda Ferro

Querido Pedro

Foi com grande alegria que recebi o seu convite que, de facto, não esperava e que, desde já agradeço.

Integrar o grupo de personalidades que compõem o Projecto António Telmo. Vida e Obra é, sem dúvida, um motivo de orgulho e que, tenho a certeza, despertaria em meu pai a mesma reação.

Desde sempre me identifiquei com António Telmo, o patrono, e com Pedro Martins, o mentor do Projecto, bem como com o tipo de trabalho que tem sido desenvolvido na divulgação e estudo da vida, obra e pensamento de António Telmo e do chamado Movimento de Filosofia Portuguesa, por isso o convidei em 2017 a integrar os Órgãos Sociais da Fundação António Quadros.

A Fundação António Quadros, por mim representada, e o Projecto António Telmo. Vida e Obra, da sua responsabilidade, realizaram já, em conjunto, várias publicações, encontros e outras actividades. Parece-me por isso que, aceitar este convite, é a continuação lógica de uma parceria já existente entre estas instituições, até hoje não formalizada e de uma amizade e respeito mútuos entre os seus dirigentes.

Se o Pedro Martins acha que eu posso ser útil, conte comigo.

Como sabe, apesar da admiração, cumplicidade intelectual e amizade que ligaram sempre António Quadros e António Telmo, apesar dos muitos projectos que partilharam, das ajudas com que ambos se brindaram, havia aspectos em que divergiam embora nunca tivessem deixado de se estimar e de respeitar o Pensamento um do outro.

Penso que nós, Pedro e Mafalda, herdámos dos nossos patronos algumas dessas diferenças que, afinal, os completavam e enriqueciam, sem conflitos nem divisões, como sempre tem acontecido connosco.

Com base na sólida amizade que nos une, em interesses e objectivos comuns, muitos projectos se seguirão e benificiarão com a cooperação e estima de sempre.