«UMA JÓIA QUE PENSA»: NA ESCOLA ANTÓNIO ARROIO, AS IMAGENS DAS JÓIAS DO FUTURO

07-05-2017 12:53

No dia 21 de Setembro do ano passado, dois membros do nosso Projecto, Risoleta Pinto Pedro e Pedro Martins, deram uma conferência-aula, intitulada “Uma Jóia que Pensa”, sobre a vida, a obra e o pensamento de António Telmo a jovens estudantes do 12.º ano da Escola Secundária António Arroio, no âmbito de um projecto pedagógico desenvolvido, no domínio da Ourivesaria, por aquela escola artística de Lisboa, em torno do conceito de jóia do futuro.

Este projecto, que envolve diversas escolas europeias de ourivesaria no âmbito do Erasmus, encontra-se agora em exposição móvel por vários países: começou em França, terminará em Espanha, e neste momento encontra-se em Portugal na António Arroio. Tal como é dito no texto da curadoria da exposição: «A temática da abordagem incidiu sobre “A jóia do futuro- uma jóia pendente” que viaja no tempo e transporta um fragmento de mineral – Pirite - a essência da memória».

Aqui deixamos algumas das jóias criadas pelos estudantes portugueses. Brevemente se conhecerão os resultados do respectivo concurso.