ONTEM, EM SESIMBRA, NO CENTRO «RAIO DE LUZ»: UMA FESTA AGOSTINIANA, COM CERTEZA!

01-11-2015 11:28

AGOSTINHO REVISITADO: NOVAS APROXIMAÇÕES. Segunda sessão. Mais uma tarde inesquecível numa das capitais agostinianas: Sesimbra. Mais propriamente, Sampaio, com a Arrábida em pano de fundo, no auditório do Centro Cultural Raio de Luz. No dia em que se anunciou a realização, nessa mesma sala, em Outubro do próximo ano, das primeiras CONSIDERAÇÕES - Encontros Anuais com Agostinho da Silva. É mais uma parceria do Projecto António Telmo. Vida e Obra com o jornal e o Centro Cultural RAIO DE LUZ e o tema genérico, em 2016, será "A Literatura de Agostinho da Silva", assim se desenvolvendo uma das pistas que António Cândido Franco, que ontem abriu a sessão, sugere em O Estranhíssimo Colosso - Uma Biografia de Agostinho da Silva, numa perspectiva de renovação e aprofundamento dos estudos agostinianos. Porque Agostinho não é propriedade de ninguém, mas é um património télmico e sesimbrense, como ontem lembrou Pedro Martins.  

"Agostinho da Silva, o Estado Novo e a Pide" foi o tema da palestra de António Cândido Franco, biógrafo de Agostinho. Das reacções polémicas à publicação de O Cristianismo (1942) e Doutrina Cristã (1943) à prisão de Agostinho no Aljube, sem esquecer a persistente atenção da polícia política de Salazar às movimentações do filósofo quando este já se encontrava no Brasil. 

Risoleta C. Pinto Pedro: uma nova leitura, um novo olhar sobre as Sete Cartas a um Jovem Filósofo. Em Luís Ervide o espelho de José Kertchy Navarro, espelho de Agostinho. Um jogo de espelhos numa comunicação que aqui será publicada em breve, na íntegra.

António Carlos Carvalho e o Culto do Espírito Santo em Agostinho. Um testemunho muito pessoal, baseado no convívio com o filósofo e em vivências brasileiras do autor de Prisioneiros da Esperança, do Recife a Paraty, da libertação de um preso à "Bandeira do Divino", de Ivan Lins.

Meia centena de pessoas celebraram Agostinho em Sampaio, Sesimbra... 

Pedro Martins anunciando os novos projectos agostinianos de matriz télmica para 2016.

As Cantadeiras de Essência Alentejana: magia da planície ao cair da noite.

Maria Helena Carvalho dos Santos, João Silva e Risoleta C. Pinto Pedro. Em segundo plano: Rui Lopo e António Cândido Franco. 

Ao almoço, congeminando novos projectos...