NO BLOGUE «DO TEMPO DA OUTRA SENHORA»: ESPIGA PINTO EVOCADO POR HERNÂNI MATOS

21-10-2014 15:19

Morreu Espiga Pinto, pintor do Alentejo

Faleceu no passado dia 1 de Outubro no Porto, o artista plástico José Manuel Espiga Pinto, de 74 anos, natural de Vila Viçosa. O funeral teve lugar nesta vila no passado dia 3, tendo saído pelas 15h da Igreja da Nossa Senhora da Conceição para o cemitério local.
Espiga Pinto pertencia à terceira geração de artistas modernistas. A sua obra diversificada, distribui-se por escultura, pintura, desenho, moedas, medalhas, troféus, cerâmica, gravura, serigrafia, vitrais, capas para livros, cinema para a RTP, tapeçaria, murais de grandes dimensões para átrios de edifícios, grandes esculturas para espaço urbano e logótipos para muitas empresas.
Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e recebeu uma Bolsa de Especialização em Pintura da Fundação Calouste Gulbenkian que lhe permitiu viajar pela Europa entre 1973 e 1974.
O artista expôs desde os quinze anos e realizou até ao presente, mais de oitenta Exposições Individuais e várias centenas de Exposições Colectivas em todo o mundo. Tem obras em colecções particulares, em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Angola, Suíça, Holanda, Estados Unidos da América, entre outros países. Em Portugal está representado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, no Museu de Arte Contemporânea, na Colecção Berardo, no Museu do Desporto, na Caixa Geral Depósitos (Lisboa) e no Museu de Serralves (Porto). Entre as suas obras de arte pública estão as esculturas do Parque Miraflores, comemorativas dos 250 anos do Concelho de Oeiras. Em Lisboa, na avenida Álvaro Pais, está  a escultura em bronze “Mapa da memória inicial”, que venceu o Prémio Marconi de 1992.