ELÍSIO GALA EVOCOU ANTÓNIO TELMO EM ALMEIDA

22-06-2023 21:41

Elísio Gala, membro do Projecto António Telmo. Vida e Obra, evocou a figura de António Telmo no passado dia 27 de Maio, em Almeida, terra natal do filósofo da razão poética, no âmbito das comemorações do centenário de Eduardo Lourenço, pensador que nasceu igualmente naquele município raiano, em São João de Rio Seco. Igualmente evocado, mas desta feita por João Luís Ferreira, foi Orlando Vitorino, irmão de Telmo e, tal como este, um almeidense ilustre.

Na mesma sessão, que teve lugar na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, com início pelas 15:00, haviam já falado sobre Eduardo Lourenço António Cândido Franco, também ele membro do Projecto António Telmo. Vida e Obra, e António José Dias de Almeida.

Na ocasião, mas já nas Portas de Santo António, foi ainda lançada a obra Joaquim Carvalho dos Santos, Sua Vida e Sua Obra – Descendência”, coordenada pelo Professor Doutor Augusto Moutinho Borges e pelo Juiz José Sérgio Calheiro da Gama e da autoria de diversos autores, entre os quais Pedro Martins, que assina o ensaio “António Telmo ou a glória da invenção”.

Joaquim Carvalho dos Santos, sorte de patriarca almeidense do ramo materno de Telmo, de quem era avô, foi uma figura eminente da história da vila raiana.