EDITORIAL. 05

20-11-2015 08:49

O tempo é o maior dos mestres

 

O Projecto António Telmo. Vida e Obra comemora hoje o seu segundo aniversário. Seria pouco afirmar que o fazemos com a satisfação do dever cumprido. Não nos move a obrigação, nem mesmo o interesse nos move. Agimos com entusiasmo.

Dentro de dias, serão publicados dois novos livros a que prestamos apoio institucional e científico: Filosofia e Kabbalah seguido de Álvaro Ribeiro e a Gnose Judaica e outros estudos, IV Volume das Obras Completas de António Telmo, e António Quadros e António Telmo: epistolário e estudos complementares. Em apenas dois anos, serão já oito os títulos que se inscrevem no universo télmico que se publicam com o concurso inequívoco do nosso Projecto.

Graças às Obras Completas em curso de publicação, ficará reposta no mercado livreiro toda a bibliografia em livro, havia muito esgotada, que António Telmo publicara até ao final da década de oitenta. Complementarmente, são já centenas as páginas inéditas, exumadas ao seu espólio, ou dispersas, que neste âmbito se reuniram em volume. Graças à acção da Zéfiro, chancela que as edita, as obras de António Telmo voltaram a ter uma presença forte e marcante no mercado livreiro, abrindo-se à descoberta das gerações novas.

A publicação de António Quadros e António Telmo: epistolário e estudos complementares, livro que será co-editado pela Labirinto de Letras e pela Fundação António Quadros, traduz bem uma exemplar e frutífera conjugação de esforços entre instituições cuja credibilidade se mede também pela forma como sabem preservar, potenciar e ampliar os espólios dos respectivos patronos, tornando-os vivos. Depois do trabalho realizado pelo nosso Projecto em 2014 em torno dos escritos agostinianos que se guardam no espólio télmico, a concretização deste novo projecto, revelando o nobre e fecundo diálogo mantido durante décadas pelos dois mais lídimos discípulos de Álvaro Ribeiro, aponta uma direcção que o futuro, por certo, irá confirmar: a necessidade de, mediante parcerias, alargar e actualizar a compreensão vivente da filosofia portuguesa, e aqui a Colecção Thomé Nathanael – Estudos Sobre António Telmo, este ano criada em parceria com a Zéfiro, poderá ser um espaço privilegiado para a realização de tal trabalho.

Nessa perspectiva se inscrevem aliás os colóquios que em Sesimbra, no âmbito das Tardes Télmicas 2015, dedicámos aos centenários da Arte de Ser Português, de Teixeira de Pascoaes, da revista Orpheu e da morte de Sampaio Bruno. Os dois primeiros tiveram já lugar e quem a eles pôde assistir testemunhou momentos de excelência. Tanto basta para que as Tardes Télmicas, pelo terceiro ano consecutivo, voltem a marcar presença, no próximo ano, na já histórica Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra. Assim honramos os nossos compromissos com uma comunidade.

Mas 2016 será também o ano em que o Projecto António Telmo. Vida e Obra inicia em Lisboa uma actividade pública regular, promovendo, entre Janeiro e Julho, em parceria com a Livraria Barata e o Centro de Estudos Bocageanos a primeira edição do ciclo As Artes da Misteriosofia, cujas sessões, mensais, terão lugar naquela livraria às quintas-feiras. O programa será aqui anunciado em breve. 

Agostinho da Silva, um dos quatro mestres de António Telmo, cujo estudo, divulgação e edição intensamente marca, desde o seu início, a actividade do Projecto, continuará a ser uma das nossas prioridades. Se o ciclo de palestras Agostinho Revisitado: Novas Aproximações, ainda em cartaz no Auditório do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, se revelou uma aposta ganha pela representatividade dos oradores, pela novidade das suas propostas e pela adesão entusiástica do público, temos agora a franca expectativa de que a sua renovação, com algumas cambiantes, na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, concelho de Almada, não ficará atrás do sucesso já alcançado. Com início a 5 de Dezembro próximo, e uma nova sessão a 16 de Janeiro, este ciclo terminará a 13 de Fevereiro, dia do aniversário de Agostinho. Em festa. Mas não se quedam por aqui as iniciativas agostinianas de matriz télmica em 2016. A edição integral em livro, com a chancela da Zéfiro, da última entrevista de imprensa do filósofo, ainda amplamente inédita, ou a realização a 15 de Outubro, no Auditório do Centro Raio de Luz, em Sesimbra, das primeiras CONSIDERAÇÕES – Encontros Anuais com Agostinho da Silva, são algumas das acções que desde já podemos confirmar. Outras se seguirão.

O Projecto António Telmo. Vida e Obra é hoje uma realidade insofismável. Dois anos bastaram para o creditar como parceiro do Clepul no Triénio Pascoalino, membro do Instituto Fernando Pessoa, colaborador de diversos municípios, associações, editoras e revistas em todo o país. E de viva voz faz soar a memória do seu patrono em importantes encontros científicos, de que o Congresso Internacional Judeus e Cristãos Novos no Mundo Lusófono, já aqui anunciado, constituirá exemplo próximo.

Tudo isto só foi possível graças à confiança por nós recebida da família de António Telmo e, em particular, de Maria Antónia Vitorino, a quem nesta hora saudamos. Não somos poucos, não estamos sozinhos, não nos isolamos no suposto privilégio exclusivo de uma geração. Aqui nos apresentamos a prestar contas do nosso trabalho em torno do legado de um filósofo. Seria bom que outros o fizessem. O tempo é o maior dos mestres.