DE 5 A 16 DE MAIO, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA: EXPOSIÇÃO «ANTÓNIO CÂNDIDO FRANCO: DESEMBARQUE DE UM ESCRITOR NO MAR DE SESIMBRA»

12-04-2015 17:31

Nascido em 1956 em Lisboa, as primeiras memórias que António Cândido Franco guarda de Sesimbra chegam-lhe da infância. São recordações de veraneio, na praia, na companhia de sua mãe, numa época em que as distâncias na capital da Arrábida tomavam proporções gigantescas na alma do biógrafo de Agostinho da Silva. Por essa altura, ainda O Estranhíssimo Colosso não regressara do Brasil para eleger o apartamento na falésia de Argéis, lugar de contemplação, como a sua segunda morada. Mas já é possível que o pequeno Cândido Franco se tenha então cruzado com António Telmo na marginal de Sesimbra sem o saber.

Com o autor da História Secreta de Portugal conviveu António Cândido Franco durante vinte e três anos. Uma parte da sua obra não poderia escapar ao influxo do pensamento de Telmo e dos mestres que o precederam na cadeia áurea da Escola Portuense, de Sampaio Bruno e Guerra Junqueiro a Álvaro Ribeiro e José Marinho. Professor de Literatura e Cultura portuguesas há um quarto de século na Universidade de Évora, profundo conhecedor da obra de Teixeira de Pascoaes e do movimento surrealista, escritor multímodo que da poesia e do ensaio deriva para a ficção e para o teatro, director da revista de cultura libertária A IDEIA, António Cândido Franco é hoje uma das mais destacadas figuras da cultura portuguesa. Membro fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, prefaciou recentemente o II Volume das Obras Completas de António Telmo, Gramática Secreta da Língua Portuguesa precedida de Arte Poética, bem como Agostinho da Silva em Sesimbra, de Pedro Martins e António Reis Marques, e Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, de João Ferreira, Pedro Martins e Rui Lopo, três dos títulos publicados em 2014 no âmbito do Projecto.

Depois de muitas presenças na Piscosa, não raro sob a égide de António Telmo, para intervenções em palestras, colóquios e lançamentos, ou para simplesmente conviver com o filósofo, o escritor desembarca de novo em Sesimbra, na Biblioteca Municipal, a 9 de Maio, no início das Tardes Télmicas de 2015, para a apresentação de O Estranhíssimo Colosso – Uma Biografia de Agostinho da Silva, obra monumental há pouco saída a lume, onde o seu biografado se cruza frequentemente com o compadre Telmo, Rafael Monteiro, António Reis Marques ou João dos Santos, sem esquecer os inevitáveis gatos da Piscosa, símbolo maior do privilégio sesimbrense, que, à distância de seis léguas, reclamam o alimento da sua bondade franciscana. Eis o ponto de partida para uma exposição, que, pela primeira vez, nos oferece uma perspectiva panorâmica da obra singular de António Cândido Franco.