CORRESPONDÊNCIA. 39

01-03-2017 09:42

ÁLVARO RIBEIRO, 112 ANOS DEPOIS!

Comemora-se hoje o 112.º aniversário do nascimento de Álvaro Ribeiro, mestre de António Telmo. Assinalamos a efeméride com a publicação de uma carta inédita do discípulo para o filósofo da razão animada, escrita em Estremoz, e datada de 9 de Outubro de 1965, exactamente 16 anos antes da morte do destinatário. Através dessa carta, que se guarda na Biblioteca Nacional, Telmo dá a conhecer ao mestre o horóscopo que dele fizera.    

 

Carta de António Telmo para Álvaro Ribeiro, de 9 de Outubro de 1965

 

Estremoz 9-X-65

Sr. Dr. Álvaro Ribeiro

 

Como deve calcular e saber, estou em Estremoz, para onde vim na esperança de me demorar apenas dois ou três meses, mas começo a duvidar que isso aconteça. Estremoz tem um agradável café – “Águias d’Oiro” – onde se reúnem e se podem encontrar os intelectuais do sítio: um padre poeta, um advogado ocultista praticante várias vezes preso por razões políticas, um advogado (outro) leitor de Álvaro Ribeiro, Orlando Vitorino, José Marinho, etc…, um marxista ex-director da Escola e escultor, amigo do Conceição Silva, etc.

Ganho muito pouco. Isto preocupa-me e aborrece-me. Tenho, porém, muito tempo para escrever e, por isso, comecei a redigir um trabalho sobre a “descida aos infernos” em Aristófanes, que incluirei na tese de licenciatura. Mato assim dois coelhos com uma só cajadada. Suspendi o escrito sobre Bruno, mas espero retomá-lo logo que complete o trabalho destinado aos professores da Faculdade.

Aqui, têm sido muito comentadas as declarações de Paulo VI e muito apreciadas.

Nós estamos longe desta gente toda e as ideias do grupo, se podemos chamar-lhes assim, são fantasmas sem corpo, ainda à procura do “ectoplasma” fora dos limites em que nasceram e se formaram: o mundo espiritual do Palladium e de Atena.

Peço ao sr. Dr. Álvaro Ribeiro para apresentar os meus cumprimentos a todos de quem não me despedi, sr. Dr. José Marinho, Avelino Abrantes, sr. Dr. Leitão e restante “companhia filosófica”.

Cumprimentos também à Conchita.

Muito grato

        

António Telmo  

 

1 de Março de 1905

 

[Imagem com o horóscopo de Álvaro Ribeiro]

 

Aspectos

Conjunção Vénus - Júpiter

Vénus – Júpiter em sextil com Saturno

Mercúrio em trígono com Neptuno

Mercúrio em sextil com Urano

Sol em sextil com a Lua

Sol em trígono com Neptuno

Neptuno em oposição com Urano

Lua em sextil com Marte

Mercúrio em sextil com Júpiter

 

António Telmo

(Horoscopista)

 

[Espólios N9/1049]