CORRESPONDÊNCIA. 34

13-01-2017 23:26

CARTAS DE ANTÓNIO CARLOS CARVALHO PARA ANTÓNIO TELMO. 03

 

9/2/77

 

… de facto a epistolografia pode remediar em parte os males do afastamento entre nós. Desde que consigamos vencer a nossa preguiça natural e passar ao papel pelo menos um resumo daquilo que vamos pensando, desejando, sonhando…

Tenho já escrita e entregue a apresentação do seu livro[1]. Assim que tiver provas dessa parte, pelo menos, mando-lhas para dizer de sua justiça. Aproveitei a oportunidade para explicar um pouco melhor o que se pretende com a colecção “Janus” e salientei, a propósito do seu livro, o significado da História como símbolo e mito, conceitos tradicionais.

Logo que puder mande as fotografias.

Entretanto, soube-se que a ACER, representante espanhola dos livros de Evola, teria cedido os direitos da “Metafísica do Sexo” a nós e às Edições 70… Efectivamente, o editor Soares da Costa apareceu na Quadrante, distribuidora da edição Ribeiro de Mello, a protestar porque também ele tinha os direitos do livro… Esperamos agora resposta da ACER para esclarecer toda esta embrulhada…

Esperamos também que eles nos digam quanto valem os direitos de “O Mistério do Graal” para podermos avançar. O ideal seria que houvesse sempre dois livros na forja, um na tipografia e outro na linha de montagem.

Aguardo, igualmente, resposta da Gallimard cerca dos direitos de “A crise do mundo moderno” e de “O Esoterismo de Dante”. No caso de estarem livres seria possível contar consigo para traduzi-los? Pessoalmente, desagrada-me traduzir coisas – faltam-me a paciência e a resistência física para esse fim…

Já agora, que novas me dá do projecto do seu livro sobre “Os Lusíadas”?

A respeito de Gustav Meyrink, dele conheço apenas “A Noite de Walpurgis” e passagens de “O Golem”, o que é pouco. Mas percebi já que se trata de um autor importante pelo que diz e pelo que sugere. Além dos outros livros gostaria de ler uma biografia ou um estudo sobre ele. Conhece algum?

Quando vem cá outra vez?

Continuo à espera de notícias de Coimbra.

“The Man and the Nature” está na lista de espera[2].

Diga coisas – cada carta sua é um estímulo – dos poucos que ainda vou tendo.

Madalena recomenda-se e diz que o não esquece…

 

Um abraço 

           António Carlos Carvalho



[1] António Carlos Carvalho prefaciou a primeira edição da História Secreta de Portugal.

[2] Referência ao livro, com este título, de Seyyed Hossein Nasr.