CARTAS VÁRIAS: DE 23 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA

18-09-2014 11:14

CARTAS VÁRIAS: correspondência de Agostinho da Silva

para António Telmo e para a afilhada Anahi

As comemorações do 20.º aniversário da morte de Agostinho da Silva (Porto, 1906 – Lisboa, 1994) constituem para o Projecto António Telmo. Vida e Obra uma excelente oportunidade de dar a conhecer, através do estudo e da publicação de documentos inéditos do autor de Um Fernando Pessoa que se guardam no espólio télmico, a singular relação de amizade e de convívio espiritual que os dois filósofos, de fascínio incomparável entre nós, mantiveram durante quase três décadas.

Tendo-se conhecido na Universidade de Brasília, em Fevereiro de 1966, quando António Telmo para ali foi leccionar Língua e Cultura Latinas a convite do grande helenista Eudoro de Sousa, secundado pelo próprio Agostinho da Silva, jamais os dois pensadores haveriam de quebrar os laços que então estabeleceram, e que logo levaram Telmo a convidar Agostinho para padrinho de baptismo de sua filha Anahi, nascida em 1967 na nova capital do Brasil.

Com o regresso de ambos a Portugal no final daquela década (António Telmo em 68, Agostinho da Silva em 69), o seu convívio irá ganhar nova expressão por terras de Sesimbra, onde aquele chegara muito novo, logo em 1943, com apenas dezasseis anos de idade, e este irá fixar a sua segunda habitação, passando frequentes temporadas na milenar vila piscatória da Arrábida, numa relação de um quarto de século, que Pedro Martins e António Reis Marques deram amplamente a conhecer no livro Agostinho da Silva em Sesimbra, editado, já neste ano de 2014, pelo Centro de Estudos Bocageanos na Colecção Clássicos de Setúbal.

Desse extraordinário relacionamento entre oficiais do mesmo ofício chegou até nós o testemunho de meia centena de cartas que Agostinho escreveu a Telmo, e também à sua afilhada Anahi. O acervo, que foi transcrito e estudado por Pedro Martins e Rui Lopo, do Projecto António Telmo. Vida e Obra, em estreita colaboração com João Ferreira, professor da Universidade de Brasília, que ali trabalhou e conviveu com os dois filósofos, vai agora ser publicado pela editora Licorne, de Évora, em livro enriquecido por importantes contributos de Maria Antónia Vitorino, Amon Pinho Davi, António Cândido Franco, Armando Carmelo e Romana Valente Pinho, por um aturado aparato crítico (onde se inclui um comentário posfacial de João Ferreira) e por um prefácio do já referido Cândido Franco, também ele membro do Projecto António Telmo. Vida e Obra e biógrafo de Agostinho da Silva. 

É neste âmbito que surge a presente exposição biobibliográfica e documental, promovida em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra, e associada à programação das Tardes Télmicas 2014, por ocasião do colóquio António Telmo e Agostinho da Silva: Jogo de Espelhos, através do qual Pedro Martins e Rui Lopo, autores da exposição, se propõem surpreender o modo como Telmo olhava para Agostinho e este para aquele.

Além das cartas e dos postais mostrados, que permitem reconstituir e esclarecer momentos e aspectos muito significativos das vidas e das obras de remetente e destinatário, a exposição integra ainda algumas outras peças, provenientes do arquivo familiar, do espólio e da biblioteca pessoal de António Telmo, dando assim a conhecer fotografias e manuscritos ainda inéditos, mas em vias de publicação no âmbito da actividade do Projecto António Telmo. Vida e Obra.