24 DE SETEMBRO, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM: «DIA LITERÁRIO AGOSTINHO DA SILVA» - O PROGRAMA

14-07-2017 16:26

CCB

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

A personalidade de Agostinho da Silva é das mais ricas e fascinantes das culturas da língua portuguesa. Pedagogo a vida inteira, atenção desperta para tudo o que é conhecimento, cultor do espírito, foi ensaísta, romancista, poeta, divulgador – mas sobretudo um permanente construtor de iniciativas capazes de projetar a cultura da nossa língua pelo mundo. A sua presença no Brasil faz-se ainda hoje sentir pela sementeira que deixou para o estudo e reflexão sobre o diálogo das culturas – em muitas Universidades e Centros de estudos. Da linhagem do Padre António Vieira ou de Jaime Cortesão, seu sogro, participante das tertúlias de António Sérgio, espírito livre e aberto ao futuro, Agostinho é hoje uma referência muito mais rica do que as simplificações que alguns quiseram fazer. Nesse sentido, esta iniciativa pretende olhá-lo e estudá-lo na sua dimensão multifacetada e fecundíssima de um militante do Espírito e da Liberdade.


1º PAINEL: FILOSOFIA
• Paulo Borges (Professor da Faculdade de Letras de Lisboa e editor das Obras Completas de Agostinho da Silva); 
• Pedro Martins (Fundador do "Projecto António Telmo - Vida e Obra", ensaísta no campo da Filosofia em Portugal com cinco títulos publicados,  é autor de A Liberdade Guiando o Povo, no qual propõe uma nova interpretação do pensamento de Agostinho da Silva).

2º PAINEL: VIDA “CONVERSÁVEL”
• António Cândido Franco (Professor da Universidade de Évora e autor da única biografia de Agostinho da Silva);
• António Braz Teixeira (escritor, ensaísta, historiador, filósofo, docente universitário e tradutor português)
• José Manuel dos Santos (Escritor, curador, programador cultural, é, atualmente, administrador e diretor cultural da Fundação EDP).

3º PAINEL: LUSOFONIA PÓS-IMPÉRIO
• Renato Epifânio (Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, é membro da Direção da Associação Agostinho da Silva).
• José Eduardo Franco (Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
• Guilherme d’Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Presidente do Centro Nacional de Cultura; Professor Catedrático da UNL e do ISCP da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Presidente do Tribunal de Contas).

Em parceria com o Centro Nacional de Cultura


Produção | CCB