8 E 9 DE JUNHO, EM BERLIM: ANTÓNIO TELMO E OUTROS AUTORES MARRANOS PORTUGUESES EM DESTAQUE NA CONFERÊNCIA ANUAL DO SELMA STERN CENTRE FOR JEWISH STUDIES BERLIN-BRANDENBURG

14-04-2023 09:44

Três membros do Projecto António Telmo. Vida e Obra participam por videoconferência, no próximo dia 8 de Junho, a partir das 13:15 (hora de Portugal), e da sede do Centro de Estudos Bocageanos, na Casa da Cultura de Setúbal, na Conferência Anual do Selma Stern Centre for Jewish Studies Berlim-Brandenburg da Freie Universität Berlin. Coordenada pelo Professor António Ladeira, da Texas Tech University, e pela Professora Susanne Zepp-Wirner, da Universität Duisburg-Essen, a conferência deste ano será dedicada ao tema “Global Jewish Literatures in Portuguese – Transnational Networks, Histoires and Cultures”, conforme programa que abaixo reproduzimos.

Pedro Martins, Daniel Pires e Risoleta C. Pinto Pedro participam no Painel III do programa, subordinado ao tema “Marranismo e Literatura em Portugal do Século XVI ao Século XXI” e moderado por António Ladeira. Assim, Pedro Martins falará sobre “Camões, um marrano entre labirintos e outras histórias” e Daniel Pires sobre “António José da Silva, o Judeu, e os processos na Inquisição”. Por fim, “António Telmo e Tomé Natanael, ou a contemplação de si” dará o mote para a abordagem ao marranismo do filósofo da razão poética que Risoleta C. Pinto Pedro se propõe desenvolver. Depois da recente edição, em França, de Philosophie et Kabbale, chega a vez do nome e do pensamento de António Telmo serem conhecidos na Alemanha e, mais amplamente, de quantos, no plano internacional, se dedicam ao estudo do marranismo.