ONTEM, NA FORTALEZA DE SANTIAGO, EM SESIMBRA: LANÇAMENTO DE «AGOSTINHO DA SILVA EM SESIMBRA» NUMA SESSÃO DE HOMENAGEM A ANTÓNIO REIS MARQUES

04-06-2017 18:29

A nova edição, revista e muito aumentada, de Agostinho da Silva em Sesimbra, de Pedro Martins e António Reis Marques, foi ontem lançada na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, no decorrer da primeira Tarde Télmica de 2017. A apresentação da obra, publicada pela Zéfiro, com o selo da Colecção Nova Águia e a marca do GEAS – Gabinete de Estudos Agostinho da Silva, esteve a cargo de João Augusto Aldeia e Duarte Drumond Braga. Renato Epifânio, Director da Nova Águia e daquela colecção, apresentou em seguida o mais recente número desta revista.

A segunda parte da sessão foi dedicada a um colóquio sobre História de Sesimbra em homenagem a António Reis Marques por ocasião do 90.º aniversário deste vulto supremo da cultura sesimbrense, em que foram oradores João Augusto Aldeia, que apresentou algumas reflexões sobre a importância da micro-história, e Ruy Ventura, que deu a conhecer alguns resultados da sua investigação sobre o culto do Senhor das Chagas, padroeiro de Sesimbra.     

Por último, usou da palavra Reis Marques, que, lamentando o envelhecimento e a descaracterização da sua terra, pediu ainda aos seus amigos que a não deixem envilecer.

Durante a última semana, o Projecto António Telmo. Vida e Obra, face à ausência de divulgação da sessão de ontem no portal da Câmara Municipal de Sesimbra, considerando o significado desta mesma sessão e perante o tratamento discriminatório consubstanciado na divulgação, desde a passada segunda-feira, do lançamento de um outro livro, cujo autor é funcionário da edilidade, comunicou à Câmara Municipal de Sesimbra o cancelamento das restantes sessões das Tardes Télmicas.