O LANÇAMENTO DE «A GLÓRIA DA INVENÇÃO» NO PASSADO DIA 2 DE MAIO

17-05-2023 11:58

Uma sala cheia acolheu o lançamento, no passado dia 2 de Maio, dia do aniversário natalício de António Telmo, na ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa, de A Glória da Invenção – Uma Aproximação ao Pensamento Iniciático de António Telmo, de Pedro Martins e Risoleta C. Pinto Pedro, terceiro título da Colecção Thomé Nathanael - Estudos sobre António Telmo, publicada com a proverbial chancela da editora Zéfiro.

A apresentação da obra coube, como anunciado, ao Professor Dr. José Faro, co-Director da ESMTC. Mas, ao contrário do que estava previsto, razões pessoais, imprevistas e ponderosas, do orador impediram a realização da palestra sobre a família Carvalho dos Santos (o lado materno de António Telmo) de um ponto de vista eminentemente biográfico, pelo Professor Doutor Augusto Moutinho Borges, que integrava igualmente o programa.

Coube ao Maestro Paulo Brandão, autor do prefácio de A Glória da Invenção, evocar a figura, o pensamento e a acção de António Telmo, perante uma assistência em que pontificavam Maria Antónia Vitorino e sua filha Anahi, representando assim, ao mais alto nível, a família do filósofo da razão poética.

Nesta sessão, usou ainda da palavra, para além dos dois autores, a Professora Dr.ª Deolinda Fernandes, co-Directora da ESMTC. As poetas Luíza Dunas e Maria Azenha leram alguns dos dez sonetos de Risoleta C. Pinto Pedro que aguardam o leitor de A Glória da Invenção