JOSÉ PATRÍCIO NO PROJECTO «ANTÓNIO TELMO. VIDA E OBRA»

07-01-2015 09:34

José Patrício, amigo e convivente de António Telmo ao longo de décadas, e actualmente radicado em Torres Vedras, acaba de aderir ao Projecto António Telmo. Vida e Obra, o que muito nos contenta e orgulha. Irmão do Professor Manuel Ferreira Patrício, também membro do nosso projecto, apresenta-se aqui a si mesmo:   

«Pedem-me uma nota biográfica, tarefa desmedida, difícil de satisfazer para quem não tem currículo de vida. Sonhos, sim; matéria aérea, como o espírito e o ar. Nem gosto de falar de mim. E se no que escrevo muitas vezes aparece o «mim», «eu», «me», «nós» (também, expresso ou escondido na forma verbal), é ao serviço do assunto do momento. Na escrita se pode ver o que pensa e sente, a inclinação de quem escreve, a sua impressão digital.

O que tenho feito no blogue «a terra e a gente» seja complemento a esta nota. Aí se encontrará algumas mensagens sobre António Telmo. Quero continuar encontros, no Águias de Ouro, em Estremoz, ou fora dele, interrompidos fisicamente há muitos anos.

Este convívio será retomado pela leitura dos seus livros e de uma ou outra obra de que se alimentaram. Muito publicou, desde o tempo da Arte Poética; História Secreta de Portugal; e da conferência no Palácio Foz, sobre «O Segredo d’Os Lusíadas».

Ao lado de Aquilino Ribeiro, Manuel Ribeiro, autores que tenho procurado estudar (entre outros), figurará «o Telmo». Quero conhecer a sua difícil obra. Sei que é boa, autêntica.

Isto é, para mim, vida e a vida é o que se verte nas notas biográficas.»

Bem-vindo, José Patrício!