JÁ SAIU A REVISTA «A IDEIA» DE 2023

15-01-2024 10:32

Está publicado o número de 2023 da revista A Ideia.  

É um número quádruplo, com 320 páginas, capa e lombada do pintor António Couvinha e contracapa do poeta e gráfico Luiz Pires dos Reis, que assina também o grafismo do volume e do suplemento – desta vez um suplemento de 32 pp., capa cartonada, evocando o centenário de nascimento do poeta Mário Cesariny, com cartas inéditas e éditas (todas na revista) a José Manuel Rojo e Eugenio Castro, um poema de homenagem (à vida) de Maria Estácio Marques, desenhos evocativos de António Luís Catarino e Mara Rosa e uma fotografia florbeliana de Lurdes Martínez. 

Um segundo suplemento com uma bê dê a cores de Ariana Vitorino & Rodrigo Ramos teve uma tiragem mais restrita de 300 exemplares que ficarão fora de circulação comercial.

O volume abre com uma reflexão crítica sobre a questão climática e as suas implicações sociais. Uma parte do volume é construída sobre esta questão, propondo uma reflexão que não se restrinja à “descarbonização”, mas discuta o consumismo energético das nossas sociedades e do modelo de civilização actual.

O forte deste volume da revista está porém centrado na recuperação de figuras “clandestinas”, quase desconhecidas, da tradição libertária – Domela Nieuwenhuis, Barthélemy de Ligt,  Clara Wichmann, Fritz Oerter, Pierre Ramus, Hem Day e Louis Lecoin. O denominador comum de todas estas figuras é o seu pacifismo integral e o seu interesse pela não-violência.

Evocam-se ainda figuras do passado como Erasmo de Roterdão, Étienne de la Boétie, Rodrigues Lobo e Francisco Manuel de Melo, todas tocadas por um ponto de irreverência e de “clandestinidade” em relação à cultura dominante do seu tempo, e do presente como Manuel Francisco Rodrigues, Diane de Prima e Luiz Pacheco e por fim Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Luís Amaro e Natália Correia, cujo centenário passa em 2023/2024.

Alguma outras matérias são ainda tratadas no volume e que poderão ser encontradas no cartaz que abaixo reproduzimos. 

Tudo aponta para uma apresentação pública no início de Março – numa sessão que evocará a fundação da revista em Paris em Abril de 1974 e em que será apresentado um número especial da publicação, sem número de série, todo ele dedicado aos 50 anos de vida d'A Ideia, coordenado pelo seu fundador João Freire e por um dos seus primeiros directores, Carlos Abreu, e que contou com a colaboração gráfica de Vasco Rosa – o primeiro gráfico que trabalhou com A Ideia há mais de 30 anos e que assim regressa excepcionalmente ao convívio do projecto e dos leitores.

Quem estiver interessado em adquirir a revista, deverá escrever para: aideia@outlook.pt.