"ANTÓNIO TELMO EM ÉVORA": UMA TARDE MÁGICA E MEMORÁVEL NUMA CASA CHEIA E VIBRANTE!

11-10-2023 10:00

Uma tarde mágica e memorável numa casa cheia e vibrante! Foi sempre assim a sessão “António Telmo em Évora”, realizada no passado sábado, dia 7 de Outubro, no auditório do Convento dos Remédios, na capital alentejana, afinal tão significativa e determinante na vida e na obra de Telmo.

Primeiro, António Cândido Franco apresentou A Glória da Invenção – Uma Aproximação ao pensamento iniciático de António Telmo, recentemente editado pela Zéfiro, na presença dos autores e do editor Alexandre Gabriel, que igualmente usaram da palavra, numa mesa aberta pelo anfitrião Rui Arimateia, Coordenador do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial da Câmara Municipal de Évora e membro do nosso Projecto. Mara Rosa leu excertos da obra.

Rui Arimateia seria ainda um dos intervenientes na mesa-redonda, por si moderada, que se seguiu, e em que usaram igualmente da palavra alguns amigos e conviventes de António Telmo em Évora, como José Luís Patrício, João Tavares, Manuel Calado, Francisco Soares, Maria Sarmento, António Cândido Franco, Carlos Dutra e Regina Camacho. Penetrantes, reveladores, saudosos, emocionados, os testemunhos sucederam-se em ambiente de tertúlia, como era apanágio no convívio de Telmo.

Nas próximas semanas, iremos aqui publicar alguns os textos que serviram de base a algumas destas intervenções. Começamos, hoje, com o texto de Francisco Soares

À Câmara Municipal de Évora na pessoa de Rui Arimateia, e a quantos tornaram possível esta magnífica jornada de evocação e celebração do filósofo da razão poética, a nossa profunda gratidão!