AGOSTINHO NO ESPÓLIO DE TELMO: DEPOIS DAS CARTAS, OS ENSAIOS NA MARGINÁLIA DO III VOLUME DAS OBRAS COMPLETAS DE ANTÓNIO TELMO

19-02-2015 10:22

“Projecto” e “Sobre um livro de António Telmo”, os dois ensaios de Agostinho da Silva provenientes do espólio de António Telmo, vão pela primeira vez ser reunidos no mesmo livro e assim ser postos à disposição do grande público. Com efeito, estes dois escritos de Agostinho vão integrar a Marginália do III Volume das Obras Completas de António Telmo, Luís de Camões seguido de Páginas Autobiográficas, a ser lançado pela Zéfiro no próximo dia 10 de Junho, com o apoio institucional e científico do nosso projecto.

“Projecto” foi escrito no início da década de 70 e destinava-se a uma revista cultural do município de Sesimbra, que seria dirigida por António Telmo, então director da Biblioteca Municipal. Para esta publicação, que nunca se chegou a concretizar, António Telmo escreveu a “Apresentação”, escrito que integrará as Páginas Autobiográficas.

O escrito prefacial para um “livro perdido” de António Telmo, escrito por Agostinho na Baía em 1968, foi recentemente dado a lume no n.º 73-74 da revista de cultura libertária A IDEIA e publicado nesta página no passado dia 13, quando se assinalou o 109.º aniversário de Agostinho, enriquecido por um valioso e autorizado comentário do Professor João Ferreira, amigo e colega de Agostinho e Telmo na Universidade de Brasília, na segunda metade da década de sessenta. O escrito agostiniano e o comentário de João Ferreira vão assim integrar também a referida marginália.

Depois da edição, no ano que passou, de Agostinho da Silva em Sesimbra, de Pedro Martins e António Reis Marques, com prefácio de António Cândido Franco, livro em que a relação convivial de Agostinho com Telmo e o seu universo é amplamente abordada, e do volume Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, também prefaciado por Cândido Franco e com um comentário posfacial de João Ferreira (que com Pedro Martins e Rui Lopo integrou a equipa de editores literários da obra), a publicação desta conjunto de textos vem culminar um amplo e exaustivo projecto de edição e estudo do espólio agostiniano de origem télmica, a que acrescerá ainda “Agostinho da Silva, o Marrano do Divino”, o longo e inédito ensaio de abertura de Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria, de Pedro Martins, a ser lançado em 30 de Maio, e em que o pensamento de Agostinho é estudado à luz das premissas télmicas.

O Projecto António Telmo. Vida e Obra orgulha-se de, por este modo, oferecer um amplo contributo ao estudo da vida, da obra e do pensamento de Agostinho da Silva, no contexto comemorativo do 20.º aniversário da morte do filósofo.