HORAS DE JÚBILO: JOÃO FERREIRA RECEBE HOJE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE BRASÍLIA, NO DIA EM QUE ANTÓNIO REIS MARQUES CELEBRA O SEU NONAGÉSIMO ANIVERSÁRIO!

23-05-2017 18:10

O Professor João Ferreira, membro do Projecto António Telmo. Vida e Obra, que no passado dia 17 de Fevereiro celebrou o seu nonagésimo aniversário, é hoje distinguido, na capital brasileira, onde está radicado desde 1968, com o título de Cidadão Honorário de Brasília.

João Ferreira, que é actualmente o decano da Filosofia Portuguesa, é autor de uma vasta e reconhecida obra filosófica e literária, onde se destacam livros como Existência e Fundamentação Geral do Problema da Filosofia Portuguesa, A Questão do Pré-Modernismo na Literatura Portuguesa ou Uaná. No âmbito do nosso Projecto, tem assinado marcantes estudos posfaciais em obras como Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, António Quadros e António Telmo – Epistolário e Estudos Complementares e Agostinho da Silva – A Última Entrevista de Imprensa.

João Ferreira é Professor Jubilado da Universidade de Brasília, onde colaborou com Agostinho da Silva, Eudoro de Sousa e António Telmo, entre outros.

Nesta hora de júbilo, partilhamos com os leitores o DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO sobre a sua vida que, logo à noite, será exibido na sessão solene a ter lugar na Câmara Legislativa da capital brasileira.

Por uma singular, significativa e feliz coincidência, esta distinção é entregue no mesmo dia em que António Reis Marques, também membro do nosso Projecto e figura maior da cultura sesimbrense, celebra o seu nonagésimo aniversário. Fazemos aqui votos de que a edilidade sesimbrense possa acompanhar o nobre exemplo da sua congénere brasiliense, distinguindo António Reis Marques com a mais alta condecoração do município.

 

  

Aos dois mestres e amigos, os nossos PARABÉNS!!!