EM 2014, NESTA PÁGINA...

29-12-2013 14:24

…vamos publicar a correspondência epistolar de Afonso Botelho para António Telmo. A publicação das cartas será acompanhada pelos comentários de António Carlos Carvalho. Paralelamente, reporemos aqui os escritos de Botelho sobre Telmo e vice-versa, algo que se repetirá no que toca a Pinharanda Gomes. Por outro lado, Pedro Martins e Ruy Ventura transcreverão e anotarão um extenso e valioso conjunto de ensaios inéditos de António Telmo, de manifesta unidade intrínseca, e cujo teor desde já se adivinha surpreendente para muitos leitores, mormente pela interpretação do pensamento político e religioso de Álvaro Ribeiro que deles resulta. E, com apresentação de Eduardo Aroso, publicaremos brevemente dois cruciantes escritos autobiográficos do mesmo Telmo, engendrados segundo uma perspectiva astrológica.

 

Estas são apenas algumas das linhas de força que orientarão, ao longo do próximo ano, o trabalho da equipa que constitui o projecto António Telmo. Vida e Obra. Já em Janeiro, será aqui publicada a correspondência do Professor Rebelo Gonçalves para o nosso patrono, num interessante conjunto de quatro cartas, escritas entre 1956 e 1968, que se guardam actualmente no espólio de António Telmo. Ainda deste acervo, que por nós vem sendo estudado, publicaremos uma extraordinária carta de Eudoro de Sousa, datada de Fevereiro de 1966, para o Reitor da Universidade de Brasília, que nos oferece um impressivo retrato moral e intelectual, não só do seu autor, como do próprio António Telmo, cuja contratação como professor daquela instituição então ali se recomenda. Com ela iniciaremos uma nova secção: DOCUMENTA.

 

Também já no próximo mês, iniciar-se-á finalmente, no âmbito dos dispersos, a rubrica VERDES ANOS, que, ao longo dos próximos anos, irá disponibilizar aos leitores todos os dispersos do período formativo de António Telmo.

 

Paralelamente, recordamos a parceria já estabelecida com a revista de cultura libertária A IDEIA, superiormente dirigida por um dos autores deste projecto, António Cândido Franco, nos termos da qual será publicado um suplemento integralmente dedicado a António Telmo, que acompanhará o número duplo da revista em 2014, e que permitirá dar a lume, em suporte de papel, as “Páginas Ibero-Americanas”, de Telmo (editadas por Pedro Martins), e as cartas de Fiama Hasse Pais Brandão, Dalila Pereira da Costa e José Marinho para António Telmo (as da primeira, anotadas por António Carlos Carvalho; e as restantes por Rui Lopo). Ainda em A IDEIA, mas no caderno principal, sairá um outro inédito télmico, de cariz maçónico: o “Diário de um Filósofo Pitagórico”, editado e apresentado por Pedro Martins.

 

Para todos os leitores desta página, a quem dentro em breve traremos mais novidades, os nossos votos de um venturoso ano de 2014!