EDITORIAL. 09

20-11-2016 00:31

Continuar

 

O Projecto António Telmo. Vida e Obra completa hoje três anos de existência. Por vezes difícil, a nossa caminhada tem sido aliciante e fértil. Não falamos somente da realização de muitas dezenas de colóquios e conferências de Norte a Sul do país. Falamos também de doze livros editados com a nossa marca, com destaque para as Obras Completas de António Telmo, cujo Volume VI, Viagem a Granada seguida de Poesia, hoje mesmo, dará entrada na editora Zéfiro. Os livros do nosso patrono encontram-se finalmente disponíveis nas principais redes livreiras de Portugal, assim se tornando disponíveis os títulos canónicos da sua bibliografia a par de centenas de páginas inéditas que vêem a luz do dia e continuamente revelam uma obra fecunda e futurante.

A par da perpetuação do legado do nosso patrono, outros nomes ligados ao pensamento português têm recebido a nossa dedicação. É o caso de Agostinho da Silva, um dos mestres de Telmo, que nos motivou a criação do GEAS – Gabinete de Estudos Agostinho da Silva em parceria com o Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, estrutura que tem vindo a promover, com assinalável sucesso, a renovação dos estudos agostinianos, através da edição de obras, da publicação mensal da página GEORGE no jornal Raio de Luz e da realização de colóquios e conferências que congregam amigos e estudiosos do Estranhíssimo Colosso.

Três anos passados desde o primeiro passo, cabe-nos agradecer a quantos – e têm sido muitos – nos apoiaram, das mais diversas formas, nesta caminhada. A todos eles, fica ainda a nossa promessa de continuar. De continuar a crescer. E a surpreender.  

Uma palavra final, de profundo reconhecimento e gratidão, para a família de António Telmo, na pessoa de Maria Antónia Vitorino, sem a qual, provavelmente, este texto não poderia ter sido escrito. Bem-haja!