«AGOSTINHO REVISITADO: NOVAS APROXIMAÇÕES»: UM NOVO PROJECTO AGOSTINIANO EM PARCERIA COM O JORNAL «RAIO DE LUZ», QUE PUBLICOU A DERRADEIRA ENTREVISTA DE AGOSTINHO DA SILVA

06-05-2015 16:43


Em 30 de Setembro de 1993, o jornal Raio de Luz, mensário de opinião e informação do concelho de Sesimbra, propriedade do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, publicava uma entrevista com Agostinho da Silva. Na capa, o título amplo rezava assim: A PENÍNSULA IBÉRICA DEVERIA SER GUIA DO MUNDO! Quiseram os fados que esta fosse a derradeira entrevista de imprensa do autor de Um Fernando Pessoa, e assim inscreveram o periódico sesimbrense na crónica agostiniana, já de si tão ligada à camonina Piscosa.

Em parceria com o jornal Raio de Luz, que no ano em curso festeja o seu 40.º aniversário, o Projecto António Telmo. Vida e Obra vai promover, em 2015, o ciclo de palestras AGOSTINHO REVISITADO: NOVAS APROXIMAÇÕES, iniciativa que surge na continuidade das comemorações agostinianas de matriz télmica do 20.º aniversário da partida de Agostinho, privilegia novas abordagens à vida, à obra e ao pensamento do Estranhíssimo Colosso e contemplará três sessões, em Julho, Outubro e Dezembro, cada uma delas com a intervenção de três oradores. As sessões terão lugar no amplo e moderno auditório do Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, sediado em Sampaio, Sesimbra, e integram-se nas comemorações dos 40 anos do já histórico jornal, que no início de 2016 publicará, em suplemento especial, as actas do ciclo. Porque Agostinho é um património télmico e sesimbrense…

O programa é o seguinte:

 

4 de Julho | 15:30

Fernando Dacosta - Agostinho da Silva, Fernando Pessoa e a Lusofonia

Miguel Real - A questão da criança em Agostinho da Silva

Pedro Martins - Fernando Pessoa entre Agostinho da Silva e António Telmo

 

31 de Outubro | 15:30

António Cândido Franco - Agostinho da Silva, o Estado Novo e a PIDE

Risoleta Pinto Pedro - A literatura de Agostinho da Silva (a poesia, a novela e as memórias)

António Carlos Carvalho - Agostinho da Silva e o Culto do Espírito Santo

 

19 de Dezembro | 15:30

João Ferreira - Agostinho da Silva e a Filosofia Portuguesa no Brasil

Rui Lopo - Os problemas de edição e a história da recepção da obra de Agostinho da Silva

Ricardo Ventura - Agostinho da Silva e a pergunta: O que é o Império?