24 DE SETEMBRO, ÀS 15:00, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA, NA VIGÉSIMA PRIMEIRA TARDE TÉLMICA: ERA UMA VEZ NAS AMÉRICAS

16-09-2016 22:36

João Ferreira, membro do Projecto António Telmo. Vida e Obra, professor jubilado da Universidade de Brasília, cidade onde está radicado há quase meio século, está este mês em Portugal e irá privilegiar Sesimbra com a sua presença na quinta Tarde Télmica de 2016, sessão que é também a vigésima primeira desde o início destes encontros, em Maio de 2014. O Professor João Ferreira foi amigo e colega de Agostinho da Silva e de António Telmo na capital brasileira, e irá apresentar no próximo dia 24, sábado, a partir das 15:00, na Biblioteca Municipal de Sesimbra, o livro Agostinho da Silva – A Última Entrevista de Imprensa, de Pedro Martins, António Ladeira e José Pedro Guerreiro Xavier, recentemente editado pela Zéfiro, na Colecção Nova Águia, no âmbito de GEAS – Gabinete de Estudos Agostinho da Silva. O livro, que é posfaciado por João Ferreira e tem prefácio de António Cândido Franco, dá à estampa, pela primeira vez na sua versão integral, a derradeira entrevista de Agostinho, concedida ao jornal sesimbrense Raio de Luz. António Ladeira, que participou no histórico encontro com o filósofo, e que actualmente vive no Texas, onde é professor de Literatura Portuguesa na Texas Tech University, também estará presente. As duas Américas encontram-se, assim, com a Europa em Sesimbra.

Mas a Tarde Télmica do próximo dia 24 tem outros motivos de interesse. Risoleta Pinto Pedro (Aldous Huxley, A Arte de Olhar), Pedro Martins (Ariano Suassuna, Auto da Compadecida) e Rui Lopo (Maeterlink) viajarão por alguma da literatura que marcou António Telmo, a partir de livros e autores que integraram o seu cânone.