A PARTIR DE 3 DE MAIO, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA: TARDES TÉLMICAS 2014

21-01-2014 17:14

Na instituição que António Telmo fundou, na sala em que fez a sua derradeira conferência: não há, porventura, outro lugar télmico assim. Nem talvez outro tempo como este: um dia depois da data em que o filósofo celebraria mais um aniversário, na véspera de Sesimbra ver o Senhor das Chagas a percorrer as suas ruas em majestade: no próximo dia 3 de Maio, entre a cultura e o culto como Álvaro Ribeiro tanto gostava de discernir, a memória e o legado de António Telmo regressam à Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra. É a primeira de sete TARDES TÉLMICAS que o projecto António Telmo. Vida e Obra, em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, irá promover ao longo de 2014, num programa – sempre em aberto – com colóquios, conferências, lançamentos e um recital, que assinala efemérides (os 20 anos da morte de Agostinho da Silva, sem nunca perder de vista a sua amizade com António Telmo e a sua pertença a Sesimbra; o cinquentenário do surgimento de Arte Poética, livro de estreia do mesmo Telmo; e o centenário da eclosão da I Guerra Mundial) e percorre marcos miliários do universo télmico: os seus contos, a influência do templarismo na formação do seu pensamento ou a tremenda fascinação sentida pela astrologia.

 

Esta será também uma oportunidade para dar conta do que vem sendo e vai ser a actividade do nosso projecto no que respeita à edição da obra e das obras de António Telmo. Antes de mais, com a apresentação de A Terra Prometida, I Volume das Obras Completas, empresa a que o projecto António Telmo. Vida e Obra assegura o apoio científico. Depois, com o lançamento de mais um número duplo da revista de cultura libertária A IDEIA, que será acompanhado de um suplemento télmico, com inéditos do próprio António Telmo, e as cartas que José Marinho, Dalila Pereira da Costa e Fiama Hasse Pais Brandão lhe escreveram. A coordenação desta separata é da inteira responsabilidade do projecto António Telmo. Vida e Obra.

 

Mas as TARDES TÉLMICAS são também, na raiz, um projecto eminentemente sesimbrense. Daí que não surpreenda, logo a abrir, a apresentação de dois livros inteiramente dedicados à camonina Piscosa, à sua cultura, ao seu culto, aos seus maiores, à sua região.

 

E, para fechar com chave de ouro, um magnífico recital de poesia pelos Jograis U… Tópico: eles que, há menos de um ano, magnificamente evocaram em Sesimbra Agostinho da Silva, darão agora voz e vida aos poemas e aos poetas de António Telmo, no dia em que hão-de passar exactamente 45 anos sobre a conferência que Agostinho, a convite do compadre, proferiu na Biblioteca Municipal de Sesimbra. Não há casa télmica assim!     

 

____________

 

TARDES TÉLMICAS 2014
Biblioteca Municipal de Sesimbra . Sala Polivalente

PROGRAMA

 
3 de Maio, 15:00 - Maio, Maduro Maio 
- Breve evocação de António Telmo e apresentação do projecto António Telmo. Vida e Obra, por António Carlos Carvalho
- Apresentação do livro Agostinho da Silva em Sesimbra, de Pedro Martins e António Reis Marques (no ano do 20.º aniversário da morte de Agostinho da Silva). Apresentação de Miguel Real
- Apresentação de O Eixo e a Árvore: notas sobre a sacralização do território arrábido, de Ruy Ventura


 
24 de Maio, 15:00 - Os Contos de António Telmo  
Oradores:
Elísio Gala - Uma introdução panorâmica aos Contos de António Telmo
Pedro Martins - Autobiografia e Sobrenatural nos Contos de António Telmo
António Carlos Carvalho - O Bateleur de António Telmo
 
 

21 de Junho, 15:00 – Guerra e Paz 
- Apresentação de A Terra Prometida, I volume das Obras Completas de António Telmo
 - Tertúlia: “Portugal e a I Grande Guerra”, animada por António Carlos Carvalho (Portugal e a Grande Guerra) e Pedro Martins (Jaime Cortesão e a Grande Guerra)
 

 
27 de Setembro, 15:00 - António Telmo e Agostinho da Silva: Jogo de Espelhos (no ano do 20.º aniversário da morte de Agostinho da Silva) 
Oradores:
Pedro Martins - Agostinho por Telmo
Rui Lopo - Telmo por Agostinho


 
25 de Outubro, 15:00 - António Telmo e a Astrologia
Conferência de Eduardo Aroso
 

 
22 de Novembro, 15:00 - Apresentação do n.º duplo 73/74 da revista de cultura libertária A IDEIA, com um suplemento inteiramente dedicado a António Telmo, e da responsabilidade do projecto “António Telmo. Vida e Obra”, onde serão publicados escritos inéditos do filósofo e as cartas que lhe escreveram José Marinho, Dalila Pereira da Costa e Fiama Hasse Pais Brandão
- A Arte Poética de António Telmo (meio século depois do seu surgimento)  
Oradores:
Miguel Real - Uma introdução à Arte Poética de António Telmo
António Cândido Franco – O papel da catábase na Arte Poética de António Telmo
Ruy Ventura – Por uma poesia arborescente


 
13 de Dezembro, 15:00 - António Telmo e o Templarismo
Conferência de Teresa Furtado
- Recital Os Poemas e os Poetas de António Telmo, pelos Jograis U… Tópico